Uma nova pesquisa do Centro Médico da Universidade da Colômbia (USA) continua a lançar luz sobre as vantagens de ter uma alimentação rica em peixe.
Os peixes são geralmente ricos em ácidos gordos ômega-3, que têm demonstrado benefícios em várias áreas da saúde e nutrição, tais como contribuir para a prevenção de doenças mentais e retardar algumas das deficiências associadas com o envelhecimento. Comer atum, sardinha, salmão e outros peixes de água fria parece proteger as pessoas contra as artérias obstruídas. Os ácidos gordos ômega-3 podem também baixar os níveis de triglicéridos, um tipo de gordura frequentemente encontrado na corrente sanguínea.
Agora, uma equipa de investigação liderada por Richard J. Deckelbaum, director do Instituto de Colômbia (USA) para a nutrição Humana, constatou que uma alimentação rica em óleo de peixe pode impedir a acumulação de gordura na aorta, a principal artéria que sai do coração. As acções benéficas do óleo de peixe que bloqueia o colesterol acumulado nas artérias são ainda encontradas em alta ingestão de gordura.
O estudo foi realizado em três populações separadas de ratos: uma população foi alimentada com uma dieta equilibrada, outra foi alimentada com uma dieta semelhante à “dieta ocidental" rica em gorduras saturadas, e a terceira população que foi alimentada com uma dieta rica em ácidos gordos ômega -3.
Investigadores do Laboratório Dr. Deckelbaum, incluindo Chuchun Liz Chang, um Doutor que estuda ciências nutricionais e biologia metabólica, descobriram que os ácidos gordos contidos no óleo de peixe inibem nitidamente a entrada de colesterol "mau", ou LDL, nas artérias.
Descobriram que este facto está relacionado com a capacidade desses ácidos gordos diminuírem acentuadamente a lipoproteína lipase, uma molécula que retém o LDL na parede arterial. Esta descoberta provavelmente irá revelar-se muito importante como um novo mecanismo que ajuda a explicar os benefícios dos ácidos gordos ômega-3 sobre a saúde cardíaca.
Dr. Deckelbaum aconselha os interessados em aumentar a dose de ácidos gordos ômega-3 doses a fazê-lo, ou através do aumento do consumo de peixe, ou através de suplementos nutricionais que contenham a “cadeia longa” de ácidos gordos EPA e DHA, que são encontrados em peixes de água fria.
A pesquisa foi publicada no dia 5 de fevereiro de 2009 pela American Heart Association's Arteriolosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology, e é apoiado em parte por subvenções provenientes do National Institutes of Health.
Fonte: Science Daily

0 comentários:

Postar um comentário

Artegraf. Tecnologia do Blogger.

Benefício dos alimentos

Popular Posts

Blog Archive