Os inhames são membros da família Dioscoreae. Dependendo da variedade do inhame, entre cerca 200 possíveis espécies, a sua polpa pode ser de cores variadas, incluindo branco, marfim, amarelo ou roxo, e a pele espessa pode adquirir tonalidades brancas, rosa ou castanho. A sua forma é longa e cilíndrica e a textura exterior é áspera e escamosa. Os inhames têm uma textura bastante “escorregadia” e amilácea quando são cozinhados, podendo ser cremosa ou firme, dependendo da variedade. O sabor é a terra e a grande maioria das espécies tem muito pouca, ou nenhuma, doçura. Podemos distinguir três tipos principais de inhame, o inhame havaiano (Dioscorea Alata), o inhame coreano (Dioscorea Batatas) e o inhame doce (Dioscorea Esculenta).
Quando este tipo de batata doce de cor alaranjada foi introduzido no Brasil em meados do século XX, os produtores queriam distingui-la da batata doce normal a que estavam habituados. Aprovaram a palavra “inhame” que tem origem em “Nyami”, a palavra africana para a raiz das plantas do género Dioscorae.
Quando experimentar o sabor e textura distinta do verdadeiro inhame, irá então saber a diferença e apreciar cada uma dessa raízes pelas suas propriedades únicas.

Tabela Nutricional

136 grs / 158.35 Calorias
NUTRIENTES
qUANT.
DDR (%)
dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
vitamina C
16.46 mg
27.4
3.1
bom
potÁssio
911.20 mg
26.0
3.0
bom
manganÉsio
0.50 mg
25.0
2.9
bom
fibras
5.30 g
21.2
2.4
bom
vitamina B6 (piridoxina)
0.31 mg
15.5
1.8
bom

Benefícios para a Saúde

● Reduz os Níveis de Triglicéridos
● Afecções Cardiovasculares
● Arteriosclerose

0 comentários:

Postar um comentário

Artegraf. Tecnologia do Blogger.

Benefício dos alimentos

Popular Posts

Blog Archive