Segundo pesquisadores alemães, os flavonóides, fitoquímicos naturais encontrados no chocolate (amargo), frutas e chá verde, podem aumentar os níveis de óxido nítrico no sangue de fumantes e recuperar alguns dos danos causados pelo fumo, nas artérias. 
Várias pesquisas têm demonstrado que os flavonóides protegem a saúde das artérias e, conseqüentemente, do coração. Entretanto, este novo estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology, de outubro, mostra os benefícios do consumo de flavonóides em fumantes, grupo de risco elevado para desenvolver doenças do coração.  
Os vasos sanguíneos de fumantes tendem a responder mal às mudanças no fluxo de sangue, possivelmente devido à falhas na comunicação entre o óxido nítrico circulante no sangue e a camada interna das artérias (endotélio). Esta função endotelial danificada é um marcador para o risco aumentado da doença cardiovascular.

A equipe de pesquisadores recrutou 12 fumantes saudáveis voluntários para participarem do estudo. No primeiro dia de estudo, um grupo de participantes tomou uma bebida de cacau enriquecida com flavonóides e o outro, uma bebida de sabor semelhante com baixos níveis de flavonóides. 

Os níveis do óxido nítrico circulante no sangue e as respostas dos vasos sanguíneos (dilatação) foram medidos antes e duas horas depois da ingestão da bebida enriquecida com flavonóides.
Observou-se um aumento significativo nos níveis de óxido nítrico circulante e na dilatação das artérias, após a ingestão de bebidas contendo de 176 a 185 miligramas de flavonóides, dose potencialmente máxima e capaz de exercer efeitos.

Essas descobertas reforçam que o consumo de alimentos ricos em flavonóides exerce efeitos benéficos e de promoção da saúde cardiovascular. Contudo, por ser um estudo pequeno, mais pesquisas são necessárias para se afirmar que o consumo elevado de alimentos ricos em flavonóides pode prevenir problemas cardiovasculares futuros. Segundo os pesquisadores, é improvável que o consumo aumentado de flavonóides possa atenuar completamente os efeitos deletérios e nocivos do tabaco.

O presente estudo ajudou a identificar as concentrações ótimas de flavonóides e seus mecanismos potenciais na melhoria da função vascular de fumantes. 

QUANTIDADE DE FLAVONÓIDES DE ALGUNS ALIMENTOS

:: Chocolate amargo/cacau (50 gramas) = 255 mg

:: Chá Preto (1 copo de 220 ml) = 96 a 128 mg

:: Chá Verde (1 copo de 220 ml) = 80 a 160 mg

:: Suco de Uva (1 copo de 220 ml) = 138 mg

:: Vinho Tinto (1 taça de 140ml) = 88,0 mg

:: Suco de Tomate (1 copo de 220 ml) = 7,2 mg

:: Maçã (1 un média) = 4,2 mg

:: Purê de Maçã (1 xíc. de chá) = 4,2 mg

:: Morango (1 xíc. de chá) = 4,2 mg

:: Uva (1 xíc. de chá) = 4,2 mg

:: Brócolis (1 xíc. de chá) = 4,2 mg

:: Cebola (1 un pequena) = 3,0 mg

:: Tomate (1 un média) = 2,6mg

:: Suco de Laranja puro (1 copo de 220 ml) = 2,4 mg

:: Laranja (1 un pequena) = 2,4 mg

:: Tangerina (1 un pequena) = 2,4 mg

:: Molho de Tomate (1 xíc. de chá) = 1,8 mg

:: Pêssego (1 un média) = 1,4 mg

:: Sopa de Vegetais (1 xíc. de chá) = 1,3 mg

:: Repolho (1 xíc. de chá) = 0,9 mg

:: Pimentão Verde (1 xíc. de chá) = 0,9 mg

:: Ervilha (1 xíc. de chá) = 0,9 mg

:: Ketchup (1 col. de sopa) = 0,45 mg
   

0 comentários:

Postar um comentário

Artegraf. Tecnologia do Blogger.

Benefício dos alimentos

Popular Posts

Blog Archive