Por mais que a natureza tenha dado às mulheres o “instinto materno”, lidar com os filhos não é nada fácil. Em muitos momentos, a dúvida e o medo de errar assombram as mamães. Uma série de mitos aumenta ainda mais esta insegurança natural, são idéias que passam de geração para geração, e que muitas vezes, não fazem sentido nenhum.
A alimentação dos bebês sempre dá o que falar. Mas afinal, o que é verdade e o que não passa de lenda? Para esclarecer dez questões pontuais sobre o tema, o pediatra Adalberto Stape* deu uma mãozinha pra gente. Acompanhe:
“Bebês não podem tomar água”
Não é bem assim. Bebês que se alimentam apenas de leite materno não precisam tomar água, pois o leite já é suficiente para hidratá-los. A partir do momento em que alimentos sólidos são introduzidos na dieta da criança, daí sim é necessário que ele tome água. 
“Quando o bebê chora entre 18:00h e 21:00h é porque está com gases”
Até os 3 meses de idade, a imaturidade do intestino da criança faz com que ocorra dor no finalzinho da tarde/começo da noite. Ou seja, salvo exceções, essa afirmação é correta!
“Criança que só mama no peito não tem gases”
Errado. Independente de qual leite que a criança mamar, ela terá cólicas. A cólica não está ligada ao leite, mas sim ao desenvolvimento do intestino do bebê nos primeiros meses de vida.
“Meu leite é fraco. Só leite de vaca ‘sustenta’ meu bebê”Não se subestime. Nenhum leite materno é fraco. Nos primeiros 6 meses, sua fofura só precisará dele. O bebê poderá acordar mais vezes para mamar quando alimentado exclusivamente pelo leite materno, já que este é leve e de fácil digestão. Não se engane: a criança aparenta maior satisfação quando ingere o leite de vaca porque a digestão dele é mais difícil. É a  mesma diferença entre comida japonesa e feijoada. Nem sempre a mais pesada alimenta melhor.   
“Quando o seio ‘empedra’ deve-se parar de amamentar”Não arrume desculpas, deixe o filhote mamar! Quando o seio empedrar, a amamentação deve ser incentivada ainda mais. Dessa forma, os seios não retêm mais o leite e aquele acúmulo pode ser retirado. A dor...bem, são ossos do ofício!
“Chá de erva-doce é um santo remédio!”
Essa mania de entupir a criança de chá deve ser banida. Enquanto o bebê mamar no peito, nada de chás. O chá poderá ser introduzido na dieta um pouco mais tarde, mas tenha consciência de que ele não tem o poder de curar todos os males.
“Meu bebê tem alergia ao leite”
Essa alergia pode ser tanto intolerância à lactose quanto à proteína específica do leite. Nos dois casos, um superacompanhamento médico é fundamental. O leite de soja é um bom substituto.
“O bebê pode mamar até a idade que ele quiser”
Não é bem assim. É necessário amamentar até os seis meses de idade. Seu filho mama com dois anos? É possível que ele esteja usando o seu peito como chupeta!
“Criança pequena não precisa de sal e açúcar”
Verdade. E é tão verdade que devia estar em outdoors pela cidade! Não fique com dó de dar aquela sopinha sem graça... o bebê não sabe o que está perdendo. Além disso, colocar açúcar no chá, no suco e no leite é desnecessário. Não acostume mal o seu bebê. Todos os nutrientes que as crianças precisam quando começam a comer estão nas frutas e vegetais em geral.
“É melhor a criança ter intestino preso do que solto”
Convenhamos que nenhuma das duas coisas é boa, mas o intestino solto causa menos problemas do que o preso. A retenção de fezes pode causar muitas dores à criança, além de ser muito mais difícil de lidar.

0 comentários:

Postar um comentário

Artegraf. Tecnologia do Blogger.

Benefício dos alimentos

Popular Posts

Blog Archive